Os textos deste Blog foram extraídos dos livros de Horácio Netho: "COMANDO ESTRELINHA, Temas Transcendentais"

"VIA CORAÇÃO, Caminhos da Transformação" 🧿 "SUTRAS, Uma Vida Melhor" 🧿 "VIA TERRA, Caminhos da Luz"


sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

SABEDORIAS da VIDA: AMOR e SILÊNCIO








“Como o atual posicionamento fí­sico da Terra se encontra dentro de um quadrante Galáctico regido pela energia do Raio Cósmico de Amor Sabedoria, todos os seres de todos os reinos deste planeta seguem sob a regência primordial, mas não única, desta energia (Amor) tão enaltecida pelos seres humanos. A compreensão do princípio regente do Raio Cósmico de Amor Sabedoria é acolhido por diferentes seres e de diferentes formas, onde cada ser segue num processo evolutivo de amadurecimento em conta­to com esta energia sutil. A cada progresso ascensional na escala evo­lutiva cósmica a energia do Raio Amor Sabedoria é compreendida de uma forma mais expandida, renovada e lúcida. Uma das formas de incorporarmos o Amor Sabedoria, na Terra, é reconhecermos as necessidades de cada tempo e ciclo cósmico, as suas características e discriminações específicas demandadas sob a égide evolutiva. Desta forma, aqueles que estão mais atentos aos eventos que ora acontecem sob a face da Terra, sabem que estamos em uma inten­sa fase de juízo. Em verdade, as instruções que chegam da Hierarquia Cósmica a esta humanidade afirmam que, não só os seres humanos deste planeta, mais todos os reinos que compõem este mundo e, mais ainda, todos os planetas deste sistema solar, todos os sistemas solares desta galáxia e todas as galáxias deste Universo Local, também estão sob juízo [...] Os seres mais intuitivos e que conseguem seguir às ordens corre­tivas de seus sensores mais internos, seguem de forma mais harmônica a energia do Amor Sabedoria. Quando um ser está bem integrado à sua voz interna, seguindo os seus juízos pessoais e sintonizado harmonica­mente dentro de sua posição hierárquica, seja nas estruturas familiares ou nas sociais de serviços e produção, sua energia vital do campo áuri­co flui sem bloqueios. Desta forma, seus chacras ficam alinhados com as energias superiores e o seu propósito existencial, para com a vida terrena e com a Fonte, ficam espontâneos em sua consciência [...] Para desvendarmos todos estes possíveis mistérios sobre julgamen­tos e Hierarquia, deveríamos simplesmente recorrer ao Amor Sabedoria que se encontra, indistintamente, manifestado em cada um de nós. Pois a essência mais profunda de um ser humano, em última instância para a Terra e neste momentum cósmico, é puro Amor Sabedoria. Vejamos, então, que poucos de nós saberemos verdadeiramente o que possa vir a ser o Amor Sabedoria nos níveis mais altos de sua manifestação. Porém, historicamente, os grandes mestres e instrutores que marcaram a vida ancestral da Terra, sempre apontaram para a voz do coração.”  (Do livro “VIA CORAÇÃO, caminhos da transformação”, págs 252 a 254 e 265)








“A aceitação é a base na qual se manifesta o amor cósmico. A aceitação deve ser total e indistinta. Devemos aceitar a forma como se expressa toda a nossa vida externa, mas também aceitar todas as nossas reações internas diante as expressões que vêm de fora, sejam elas positivas, negativas ou neutras. A vida nos traz sempre um aprendizado [...] É preciso amar o opositor. Em outras palavras, é preciso aceitar o que e quem te opõe, unir-se a ele em consciência, dissolver a oposição e chegar à neutralidade da percepção da realidade superior. Um trabalho a ser realizado internamente, dentro de cada ser humano [...] O fruto mais nobre da árvore da vida, a colheita mais sublime e elevada da consciência humana na Terra: o amor sabedoria [...] O amor sabedoria é o portal para Kether, a última sephira a ser alcançada pela consciência humana no seu percurso pela árvore da vida, nos ensinamentos cabalísticos. Este setor do Cosmos, no qual a Terra se encontra, é regido pelo raio amarelo do amor sabedoria. A incorporação consciente da sabedoria do amor é, portanto, o estágio mister a ser conquistado para o ser humano se autorrealizar e tornar-se totalmente liberto [...] O medo inibe o amor e vice-versa [...] Um ser mítico de grande luz pode descer aos mundos dos infernos. Vivencia e olha-o de frente... reconhece-o. Purifica-se, eleva-se e o transcende. Torna-se luz guia para aqueles que seguem a senda do Amor Sabedoria.”  (Do livro “VIA TERRA, caminhos da luz”, Horácio Netho)








“Observando o comportamento geral da humanidade, detectamos aqueles que sentem dificuldades em reconhecer as magias do amor, mas também conseguimos destacar aqueles seres que vivem ou viveram uma vida superior com sabedoria, onde o amor em um nível elevado se faz presente. Mestres como Jesus, Yogananda, Sathya Sai Baba, Gautama e tantos outros nos deixaram exemplos de uma vida verdadeiramente amorosa. Porém, os poucos exemplos de seres majestosos como estes que tivemos, nos deixaram não somente as suas mensagens e testemunhos do amor, mas também um vasto acervo dos mistérios que os acompanhavam em suas jornadas pela Terra. Como um planeta situado em um quadrante cósmico regido pela energia predominante do segundo raio de Amor Sabedoria, inerente a todas as manifestações ou eventos que por aqui acontecem, o amor é a energia mister que conduz todas estas nossas experiências. Desta forma, desde o simples cantar de um pássaro, passando pela descoberta ou um invento que revolucione as nossas vidas, ou o reconhecimento da necessidade das chuvas e tempestades, por exemplo, e até mesmo os milagres misteriosos que nos são oferecidos pelos grandes mestres, tudo isto pode ser considerado como ‘produtos’ do segundo raio de Amor Sabedoria que rege as nossas experiências por este nosso lar planetário [...] Quando estamos realmente diante de um Grande Sábio e ‘Mago do Amor’ para a Terra, estamos também diante de algumas características materializadas ali naquele ser. Reconhecendo estas características em um outro ser, um aspirante ou iniciado espiritual pode em muito se beneficiar em sua caminhada evolutiva acolhendo a luz irradiada por este ser, se pré-dispondo às orientações e aos exemplos de vida manifestados por ele.” (Dolivro “COMANDO ESTRELINHA, Temas Transcendentais”, págs 115 e 117)








“Uma consciência humana terrestre imatura e despreparada para as surpresas e profundidade do Amor Cósmico pode ficar frustrada com as experiências que se revelam neste nível de realidade. As perspectivas do Amor mundano comum devem ser destituídas na imagem sugerida pelo homem de mente comum, para que um outro nível mais misterioso do Amor possa lhe ser revelado. É preciso esvaziar-se de expectativas e deixar a mente unir-se ao coração silenciosamente para que os milagres do Amor Cósmico possam nos tocar.”  (Horácio Netho)





FALAR SÓ O NECESSÁRIO
(TRIGUEIRINHO)







“Não há dúvida nenhuma para qualquer ser humano que já tenha tido um encontro profundo com o seu silêncio, que é através dele que as portas dos mistérios se abrem. Nenhum Santo verdadeiro, nenhum iluminado místico, nenhum Mestre Ascensionado, nenhum Avatar reconhecido deixou de nos apontar sobre a importância do silêncio para as suas vidas. Por que será?! Dentro deste mundo formal que experimentamos, um meio de nos relacionarmos com os elementos existenciais de nossas vidas reconhecendo-os, discriminando-os e definindo-os, se dá através do 'Mundo das Palavras'. São centenas de acervos de linguagens faladas e escritas utilizadas pela humanidade, na Terra, para relacionar-se com as experiências deste planeta. Somente, no Brasil, há mais de uma centena de linguagens escritas e faladas diferentes, devido à riqueza diversa das Culturas Indígenas locais. Para cada linguagem criada pelo ser humano há uma forma diferente de contato com as realidades. Além do mundo manifestado das palavras e dos seus sons, há um silêncio sustentado por um eterno vazio cósmico que resguarda e protege os mistérios da vida. Este vazio cósmico é que mantêm o propósito original dos arquétipos que vamos experimentando em nossas relações pelo planeta. Já manifestado no mundo formal, qualquer elemento existencial (um objeto, um animal, uma árvore, uma cor, uma nuvem, etc.) tende a receber uma denominação para a sua discriminação, que vem acompanhada de um som de identificação. Porém, a semente arquetípica se preserva no mundo invisível e imanifestado, onde o 'Mundo das Palavras e dos Sons' não pode penetrar. Desta forma, quando queremos nos aproximar mais das verdades superiores de Deus ou da Fonte, necessitamos nos aprofundar em nosso próprio silêncio. Através do silêncio profundo, há aqueles que conseguem desestruturar e transcender o Mundo das Palavras para a Terra, conseguindo se aproximar dos propósitos arquetípicos da Fonte para cada elemento formal manifestado neste planeta. Estes seres podem interagir conscientemente com a Matriz do planeta e auxiliar no aperfeiçoamento dos moldes propostos para uma vida superior. Neste ínterim, alguns dos novos conteúdos formais que já estão sendo bem divulgados, referentes à nova apresentação da espiritualidade para a Terra, podem ganhar um sentido transcendental mais profundo diante os insights que vêm do silêncio. Nomes como CONFEDERAÇÃO INTERGALÁCTICA, Fraternidade Branca, Portal Interdimensional, Extraterrestres e Intraterrenos, Avatar, Naves, etc... podem ganhar uma lucidez mais real quando observados em uma prática mais disciplinada de silêncio. É que além de todos os nomes que existem, que soam, que temos, que usufruimos... há algo maior indefinível pelas letras e pelos sons, onde a CONFEDERAÇÃO INTERGALÁCTICA e os ainda não confederados são crias de um única e mesma Fonte. Onde não sabemos o que somos, mas nossas realizações e fé ganham sentido...” (Do livro “COMANDO ESTRELINHA, Temas Transcendentais”, págs 269 a 271)








“Quanto mais harmonizado se encontra o ser, mais ele se sente completo em sua solidão, em seu retiro, em sua quietude e em seu silêncio. Refúgio do EU maior [...] O silêncio ensina sob inúmeras formas diferentes. Cada um aprende com o silêncio, através de insights, de acordo com o seu feeling e as suas necessidades [...] Há os que convivem com o silêncio. Há os que percebem o silêncio. Há os que observam o silêncio. Há os que escutam o silêncio. Há os que entendem o silêncio. Há os que interpenetram o silêncio e há os que se unem a ele [...] O silêncio, a retidão em si, a quietude mental e a atenção plena constituem a plataforma para a transcendência do ego. A bem aventurança e a autorrealização estão num nível bem acima desta plataforma [...] Há um momento em que o buscador espiritual deve deixar de lado todos os ensinamentos adquiridos até então, pois estes já cumpriram os seus propósitos. É chegada a hora de esvaziar-se completamente, entregar-se e prosseguir no caminho apenas guiado pelo seu silêncio interno. Neste momento, ele desiste de tudo, inclusive de ser um buscador, e passa a ser o buscado. A vida oculta o reconhece e pede permissão para lhe direcionar para além do que se possa ser alcançado humanamente [...] Há os que temem a solidão. Não conhecem a sua essência. Nunca reservaram tempo para retiros aquém do movimento sistêmico da humanidade comum. Nunca confidenciaram com a sua voz superior em quietude. Não conhecem os segredos do seu próprio silêncio. Nunca tiveram encontros com as suas verdades mais profundas. Não são íntimos de si próprios. Para estes a solidão é um mal a ser evitado. Pura ignorância [...] Um grande auxílio a um ser pode vir do simples fato de silenciarmos, nos mantermos serenos, equilibrados e centrados em nossa quietude. Por vezes, nos afastarmos e deixarmos que ele confirme ou se desiluda com aquela verdade que busca defender [...] Quando a ignorância se impõe autoritariamente, a sabedoria entra em retidão silenciosamente e aguarda. De outra forma, quando chega o momento da sabedoria manifestar-se, enfim, a ignorância sofre em sua dor [...] Devemos discernir entre o calar da timidez e o silêncio da sabedoria. Entre a fala da ignorância e a voz da instrução elevada [...] Os iniciantes do caminho espiritual conduzem mentes imaturas. Elocubram gratuitamente, especulam desafortunadamente, geram devaneios e criam ilusões. É preciso silenciar e estabilizar a mente para que ela se aperfeiçoe e permita-se ser tocada pela luz da alma e do espírito [...] Há quem busque a verdade nas mentes ou nas palavras faladas ou escritas dos outros. A verdade deveria ser buscada, principalmente, no próprio silêncio pessoal. Mesmo assim, quando ela não se mostrar, é porque assim deve ser. Assim como a verdade, Deus, amor, sorte, justiça, poder, ilusão, acaso, tempo e distância são alguns elementos da vida humana que necessitam de profundas meditações e investigações.”  (Do livro “VIA TERRA, caminhos da luz”, Horácio Netho)








“Em silêncio, o nível mais alto da consciência de um determinado ser humano pode ficar ativo por mais tempo. As dimensões mais eleva­das para a Terra encontram, no silêncio de um ser humano, a senda por onde podem se fazer conscientes.”   (Do Livro “VIA CORAÇÃO, caminhos da transformação” , pág 167)







“O encontro com o divino não ocorre seguindo caminhos inflexíveis e sob crenças pré-estabelecidas. É preciso entregar-se profundamente ao silêncio interno, distanciar-se de toda e qualquer crença pessoal ou coletiva e buscar penetrar o vazio da existência. Devemos aquietar nossas mentes e deixar que a própria vida superior nos conduza, mostrando-nos o mais adequado para cada momento e ser, sem nenhuma expectativa [...] Todos devem saber guardar segredos, silenciar em retidão para não falar desnecessariamente a quem não se deve. A lei do silêncio é campo de provação para aqueles que penetram a vida superior. A quem necessite e se baste com apenas uma laranja, dar-se-á apenas uma laranja [...] Enquanto os homens viverem a realidade limitada das palavras e ficarem presos a elas, ficarão no mundo da separatividade. As palavras definem, fecham conceitos, limitam espaços e tendem a cristalizar crenças. Tudo isto é transitório. Por sua vez, a consciência do silêncio profundo esgarça todas as limitações das palavras, expande as realidades e unifica a vida em uma linguagem superior. Perde-se, então, o sentido das palavras e do seu uso comum, pois elas não conseguem penetrar nem sobreviver ao mundo superior [...] Um grande mestre resguarda parte dos seus ensinamentos ocultamente e em silêncio. Reserva-os somente para alguns escolhidos e em momentos adequados. Sabe que o caminho requer busca, perseverança, investigação, devoção, mérito e iniciação por parte do peregrino espiritual. O desvelar de um mistério ganha mais força, importância e poder quando exige algum esforço por parte do buscador. De outra forma, não receberia a devida atenção por uma consciência acomodada, preguiçosa e que recebe tudo fortuitamente em suas mãos [...] Ao falar abertamente sobre a sua sabedoria, sua iluminação pessoal ou a sua autorrealização, o ser humano pode sentir a sua própria luz se enfraquecer. Quanto mais silenciosa e oculta é a ação de um ser mais poderosa e forte é a sua luz. O silêncio é um vetor inerente da presença mais poderosa do amor sabedoria que vem de Deus [...] Em certo momento, o homem percebe que todas as suas palavras proferidas externamente serviram mais para a sua própria formação interna. A partir daí, ele busca falar menos, ouvir mais e recolher-se na sabedoria do equilíbrio de seu silêncio profundo [...] É preciso reconhecer que há momentos em que palavras, diálogos, conceitos, explicações, sons... não adiantam. São os momentos do silêncio, da quietude, da retidão e da sabedoria maior. Sede silêncio e nenhum som te perturbarás [...] Algumas verdades moram no silêncio. É só lá onde podemos ouvi-las [...] Alguns falam por simples excitação ou inquietude, outros por sabedoria. Alguns calam por inibição ou timidez, outros por sabedoria. O equilíbrio harmônico entre fala e silêncio é uma das bases que sustentam a sabedoria humana na Terra.”  (Do livro “VIA TERRA, caminhos da luz”, Horácio Netho)










Nenhum comentário:

Postar um comentário